O que é Letra de Câmbio?

A Letra de Câmbio (LC) é um título de renda fixa emitido por financeiras (sociedades de crédito, investimento e financiamento) com o objetivo de captar recursos para financiar suas atividades.

As financeiras vendem esses títulos para os investidores que, em troca, têm rentabilidades maiores do que com outros investimentos como o CDB (Certificado de Depósito Bancário), por exemplo.

Vale lembrar que apesar do nome ser câmbio, este investimento não tem nada a ver com operações de troca de moedas, investimento em dólar e outros processos relacionados com câmbio.

LC x CDB

A LC e o CDB são investimentos parecidos, tanto é que as LCs são conhecidas como os “CDBs das Financeiras”.

As diferenças estão nas instituições que emitem esses títulos e no fato de que as LCs precisam ser garantidas (lastreadas) em transações comerciais através do registro oficial em um sistema de liquidação financeira de ativos autorizados pelo Banco Central do Brasil.

Enquanto a LC é emitida pelas financeiras, o CDB é emitido pelos bancos. Geralmente as LCs rendem um pouco mais do que os CDBs, porque como as financeiras são menores do que os bancos elas precisam de um atrativo e por isso oferecem melhores taxas.

Atenção: bancos e financeiras são diferentes. Os bancos conseguem captar recursos através da conta corrente já as financeiras obtêm os recursos necessários através da Letra de Câmbio.

Características da Letra de Câmbio

Rendimento

O rendimento da LC pode ser dividido em três modelos:

  1.  Prefixada – neste modelo você saberá a sua rentabilidade final no momento da aplicação e vai definir uma taxa que vai acompanhar seu investimento até a data de vencimento.
  2. Pós-fixada – remuneração atrelada a uma porcentagem do CDI (Certificado de Depósito Interbancário) que oscila de acordo com o mercado. É considero o modelo mais seguro da LC.
  3. Indexado – rentabilidade atrelada aos juros e também a um indexador, como por exemplo, o índice de inflação (IPCA). Sendo assim, o seu rendimento pode variar de acordo com o mercado, mas sempre será maior do que a inflação do ano.

Tributação

Ao contrário de investimentos como LCI e LCA, a Letra de Câmbio paga Imposto de Renda (IR) conforme a tabela regressiva abaixo onde quanto maior o prazo da aplicação, menor será o IR calculado sobre o lucro:

PERÍODO DE APLICAÇÃO ALÍQUOTA (% IR SOBRE O LUCRO)
Até 180 dias 22.5%
Entre 181 e 360 dias 20%
Entre 361 e 720 dias 17.5%
Acima de 720 dias 15%

Lembrando que para aplicações inferiores há 30 dias incide o IOF Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Prazo de investimento

Não existe um prazo mínimo para emissão da LC, mas quanto mais longo o prazo determinado maior será o seu rendimento. Além disso, algumas LCs podem apresentar carência, ou seja, prazo onde você não pode retirar o seu dinheiro, que varia de 6 meses até 5 anos.

Liquidez

Geralmente, as LCs possuem baixa liquidez, mas você tem a possibilidade de adquirir uma LC com liquidez imediata, ou seja, em um dia você compra e no dia seguinte já pode fazer o regate.

Por isso se você não tem um objetivo financeiro muito bem definido e precisa de uma liquidez maior, o Tesouro Direto pode ser uma ótima alternativa de investimento para essa situação.

Segurança

Aplicação garantida pelo FGC (Fundo Garantidor de Créditos) para valores de até 250 mil por CPF ou instituição financeira cadastrada.

Dica: Mesmo com a garantia do FGC é recomendável comprar LC com uma boa avaliação de crédito (rating). E você pode consultar essa nota com uma das agências de rating.

Risco

O risco desse investimento é o de crédito (calote), ou seja, da financeira emissora do título declarar falência.

Se isso acontecer você vai ter um prazo para receber o dinheiro de volta através do FGC, mas esse prazo geralmente é de 2 a 4 meses e nesse período de espera você não receberá remuneração.

Aplicação mínima

O investimento mínimo de uma LC vai depender de alguns fatores como a corretora, a rentabilidade oferecida, a instituição emissora e o prazo de resgate.

Como as LCs são emitidas por diferentes financeiras as condições para investir nesses títulos podem variar.

Vantagens e Desvantagens da LC

Confira abaixo as vantagens e desvantagens desse investimento e analise se encaixa dentro da sua situação e objetivo financeiro.

Vantagens

  • Investimento de baixo risco;
  • Não tem cobrança de taxa de custódia;
  • Rentabilidade pode ser prefixada, pós-fixada ou indexada;
  • Garantia do FGC;
  • Investimento para qualquer perfil de investidor, desde o mais conservador até o mais agressivo.

Desvantagens

  • Sofre tributação de IR;
  • Pode apresentar carência;
  • Aplicação mínima maior do que os outros investimentos em renda fixa.

Fonte: Blog ABC do Investidor

Deixe uma resposta