A instituição Cetip e sua importância no mercado financeiro

Img-Cetip Certifica

A Cetip é a integradora do mercado financeiro, onde são registradas as operações de renda fixa. Os títulos de investimentos são registrados na Cetip – B3 BM&F Bovespa. As financeiras e agências que possuem o selo  Cetip Certifica, oferecem mais segurança e transferência ao investidor.

Este selo comprova o registro na CETIP e assegura que determinada aplicação de um cliente, seja pessoa física ou jurídica, em determinados investimentos em renda fixa, está realmente registrado naquele CPF (no caso de pessoas físicas) ou CNPJ (no caso de pessoas jurídicas). Para que uma instituição financeira (corretora, distribuidora ou até mesmo um banco) consiga tal certificação, ela necessita cumprir alguns critérios estabelecidos pela CETIP, bem como assegurar determinado grau de governança.

Esta certificação permite também o fornecimento pela instituição financeira a seus clientes, um relatório individual, sempre que realizarem investimentos em renda fixa.

Os principais produtos encampados pelo CETIP CERTIFICA são os Certificados de Depósitos Bancários (CDB), os Certificados de Direitos Creditórios do Agronegócio (CDCA), os Certificados de Investimento Audiovisual (CIA), os Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA), os Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI), as Debêntures (incentivadas ou não), os Depósitos a Prazo com Garantia Especial (DPGE), as Letras de Câmbio (LC), as Letras de Crédito do Agronegócio (LCA), as Letras de Crédito Imobiliário (LCI), as Letras Financeiras (LF), as Notas Comerciais (NC), os Recibos de Depósito Bancário (RDB) e as Cotas de Fundo Fechado (CFF).

 

Como funciona o selo Cetip Certifica?

 

O CETIP CERTIFICA funciona da seguinte maneira: a instituição financeira que adere ao programa passa a ser obrigada a registrar em nome de seus clientes os produtos comercializados por ela que são depositados na Cetip, mesmo para os produtos cujo registro não seja legalmente exigido. Assim, a partir da adesão, a Cetip só permite a venda pela instituição financeira de produto depositado,se houver a identificação dos dados do investidor (pessoa física ou jurídica) e se for registrado o título.

É enviado mensalmente um extrato em PDF, remetido pela instituição financeira, com todas as movimentações ocorridas para que seja submetida aos investidores. Para a instituição financeira cumprir essa série de exigências também lhe traz benefícios, pois agrega valor aos serviços prestados, transmite maior transparência e – principalmente – segurança ao investidor. Dessa forma é muito melhor (e mais seguro) contratar uma instituição que possua esse selo.

Mais importante do que saber o tamanho da instituição e a sua solidez, é saber se ela aderiu ao CETIP CERTIFICA.

Confira a relação das instituições credenciadas.

 

Cetip – Meus Investimentos

 

É um portal voltado para o investidor que possibilita o acesso ao extrato de valores mobiliários com distribuição pública, como: debêntures, certificado de recebíveis imobiliários (CRI), certificado de recebíveis do Agronegócio (CRA) e derivativos de balcão registrados.

Este canal ainda traz ferramentas e conteúdos sobre as características das aplicações na Cetip.

Confira com mais detalhes as mudanças e como acessar o portal Meus Investimentos

 

Você sabia que a Avista CFI possui o selo Cetip Certifica? 

 

A Avista CFI já tem o Cetip Certifica, desde 27/06/2017 e já iniciou também a disponibilização do Cetip Meus Investimentos.

Desta forma, os clientes das instituições credenciadas do Cetip Certifica, terão acesso direto ao extrato do Cetip sempre em D-1, através de senha no portal Cetip – Meus Investimentos ou seja, conferir os dados um dia útil após realizarem os investimentos com explicações detalhadas nos extratos da Cetip.

 

Redigido por Shinichiro Hirooka, 05 de janeiro de 2018.

Deixe uma resposta