Por que vale a pena comparar investimentos?

Na hora de escolher onde investir, muita gente vê aquele monte de opções e não tem ideia por onde começar. São diversos tipos de produtos, emissores, distribuidores e é muito importante que você analise todos eles para escolher o melhor para você. Ou seja, comparar investimentos é essencial!

Aliás, assim como você já procura e compara outros produtos e serviços, o mesmo vale para investimentos! Ou vai dizer que você não compara antes de comprar um celular, uma televisão, um computador, uma passagem aérea, um hotel e muitas outras coisas?! Pois é! O mesmo vale para o dinheiro que você quer aplicar.

Para escolher o melhor investimento, você precisa analisar rentabilidade, tributação, prazo de vencimento, liquidez, entre outros fatores. Colocando um ao lado do outro, você consegue analisar essas características para ver qual mais se encaixa na sua vida financeira.

 

E isso vale tanto para produto quanto para instituição, viu?

Você fica em dúvida entre escolher um CDB ou um RDB, por exemplo. É necessário comparar os dois para que você veja qual faz mais sentido para alcançar os seus objetivos financeiros.

Por outro lado, também é necessário analisar instituições financeiras diferentes. A maioria dos investidores possui aquela corretora (ou banco) “do coração” e acaba não procurando em outros lugares. Uma ótima dica é sempre procurar investimentos de diferentes instituições pelo Yubb. Assim, a chance de ter um resultado melhor ao aplicar o seu dinheiro é bem maior!

Quer saber com mais detalhes por que vale a pena comparar investimentos? Confira esse infográfico incrível e continue lendo o post  🙂

12.01.2018-comparar-investimentos-585x581

Aqui embaixo a gente vai te mostrar, um a um, os motivos que provam que é muito importante comparar entre os investimentos existentes antes de aplicar seu dinheiro.

 

Poupar tempo

Ninguém quer perder tempo, né? Hoje em dia, tempo é dinheiro e quanto mais tempo você conseguir economizar com burocracias, mais tranquila será a sua rotina.

Pode parecer o contrário, mas comparar investimentos poupa tempo no seu dia a dia. Você vai gastar alguns minutinhos a mais pesquisando e fazendo comparações, no entanto isso será revertido em uma certeza muito maior.

Por exemplo: imagina se você escolheu um investimento X e depois descobriu que existia um Y muito melhor no mercado? Lá vai você tirar o dinheiro do investimento X, esperar cair na sua conta, enviar o dinheiro para o investimento Y, esperar o comprovante de depósito do DOC ou TED, concretizar o investimento…Isso se o investimento X tiver liquidez diária e permitir ser resgatado antes do vencimento, né? Se não tiver, já era!

Outro exemplo: você não percebeu que aquela corretora cobrava uma taxa muito alta e tinha uma opção muito mais vantajosa em outra instituição. O barato acaba saindo caro, né? Então é muito melhor gastar uns minutinhos a mais comparando para não ter dor de cabeça e perder tempo depois.

 

Mais conhecimento

Quanto mais você praticar, mais conhecimento vai adquirir. Isso é fato! Ou seja, ao comparar os investimentos, você está aprendendo sobre o assunto.

Se antes você acreditava em tudo o que o seu gerente de banco recomendava, o que acha de botar a mão na massa e comparar você mesmo? A gente tem certeza que você vai encontrar investimentos bem mais rentáveis e mais indicados para o seu perfil.

Dessa forma, além de ter um resultado melhor, você vai aprender mais sobre o mundo dos investimentos, conhecer termos que antes eram desconhecidos e, aos poucos, pegar mais experiência. E, em investimentos, mais experiência significa maior potencial de rentabilidade!

Mas vale dizer que isso exige dedicação. Não adianta desistir na primeira dúvida! Procure, pesquise, leia artigos, veja vídeos, converse com amigos e familiares… Não é preciso ser um expert para investir, mas quanto mais conhecimento, melhor. E, quando você compara entre investimentos diferentes, cada vez mais aprende coisas novas.

 

Economia

No mundo dos investimentos, existem muitas taxas: tributação do imposto de renda, taxa de administração, performance, custódia, corretagem e muitas outras. Mas nem sempre são todas as aplicações em que são cobradas taxas!

Em alguns casos, você pode encontrar um investimento super bacana que parece ser extremamente rentável, mas quando você compara com um outro investimento de outra corretora, percebe que a rentabilidade é a mesma, só que com uma taxa menor — vale dizer que várias corretoras e bancos têm tirado suas taxas para alguns tipos de investimentos, a chamada “taxa zero”.

Analisar taxas de diferentes tipos de investimento pode ser um fator de decisão muito importante. O CDB, por exemplo, é tributado pelo imposto de renda enquanto, LCI/LCA são isentos de tributação. Comparar as taxas das instituições também pode te fazer economizar uma graninha.

Resumindo: ao comparar investimentos, você pode escolher o que menos cobra taxa ou a instituição mais adequada, e pode economizar um pouquinho, tendo um rendimento maior.

 

Rentabilidade maior

Esse é o motivo mais óbvio e um dos mais importantes: a rentabilidade. Se você não compara investimentos diferentes, talvez esteja perdendo oportunidades muito valiosas.

Um exemplo: você leu bastante sobre o assunto e decidiu que o melhor investimento para a sua vida financeira é um CDB com liquidez diária. Como você já tem conta na corretora X, vai diretamente no site dela e investe o seu dinheiro.

No entanto, bem no dia que você investiu, a corretora Y teve uma super promoção com um CDB exatamente igualzinho ao que você escolheu, mas com uma rentabilidade muito maior. Aí já era! Você perdeu uma ótima oportunidade só porque não comparou os investimentos existentes.

E o mesmo vale para produto. Às vezes, você coloca na cabeça que quer investir no Tesouro Direto, mas quando compara percebe que uma LCI/LCA pode ser muito melhor para o seu bolso. Comparar é sinônimo de mais rendimento!

 

Saiba como comparar

“Ok, já entendi que é importante comparar. Mas como eu vou fazer isso?” É aí que está a maior dica deste post: o Yubb tem uma ferramenta que permite comparar investimentos diferentes. Sim! Além de buscador de investimentos, a gente também é um comparador 

Para usar, é muito simples. Basta entrar no site, digitar quanto você quer investir (R$) e por quanto tempo (meses). Quando aparecer a sua busca personalizada, você pode selecionar os investimentos que deseja comparar.

Para isso, é só selecionar o campo “Comparar” que está escrito em azul no canto esquerdo do box do investimento. Selecione até três investimentos (Dentro de renda fixa, ok? Fundos e robôs não entram nas comparações por enquanto) e clique no botão vermelho “Comparar” no canto superior direito da página.

Pronto! Os investimentos que você deseja comparar aparecerão lado a lado com todas as informações para você visualizar (rentabilidade, liquidez, tipo de produto, taxas, emissor e distribuidor, etc). Dessa forma, fica muito mais fácil fazer as suas análises e comparações antes de concretizar o investimento.

 

Fonte: Blog do Yubb

Deixe uma resposta